A palavra "homeopatia" tem origem no grego homoispathos, onde homóis = semelhante e pathos = sofrimento, doença.
Foi criada em 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, fundamentada na Lei dos Semelhantes, citada por Hipócrates no ano 450 a.C (similia similibus curantur). De acordo com esta lei, os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar um indivíduo doente é necessário aplicar um medicamento que, quando aplicado em alguém sadio, produz os mesmos sintomas da doença.
A homeopatia é uma terapia de tratamento, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma medicina alternativa e complementar, para quase todos os tipos de doenças físicas e psicológicas.
O medicamento homeopático é preparado a partir de substâncias extraídas da natureza, provenientes dos reinos mineral, vegetal ou animal. Na homeopatia os medicamentos têm a função de estimular o corpo a lutar contra a doença.
Os remédios homeopáticos são fabricados sob rigorosos controlos de qualidade em farmácias de acordo com a legislação existente para o efeito, são absolutamente livres de quaisquer efeitos secundários, como são também regulados pelo Infarmed.
CONTACTE-NOS